Contacts Subscribe Newsletter
[◉°] OKEANOS (cortesia).

Os artrópodes representam, tipicamente, um dos principais grupos faunísticos das ilhas oceânicas, sendo cruciais para processos ecológicos – como a polinização e a decomposição de matéria orgânica – que sustentam os habitats e ecossistemas locais. Embora as ilhas do arquipélago dos Açores sejam um perfeito exemplo desta afirmação, as suas comunidades de insetos, aranhas e de outros pequenos organismos invertebrados com exoesqueleto rígido vêem-se atualmente a braços com ameaças que põem em causa a sua própria existência.

Foi com este tema que o doutorando CE3C Sébastien Lhoumeau conquistou o júri e o 1º lugar na final da primeira edição do concurso 3 Minutos de Tese, promovido pela Universidade dos Açores. Habituado a desbravar os caminhos árduos das florestas nativas dos Açores, foi no palco do Teatro Faialense, no Faial, que o francês, aluno de 3º ano do Doutoramento em Biologia (3CBIO), demonstrou outra das suas qualidades: a comunicação de ciência. Um “desafio incrível”, nas suas palavras.


O 3MT® da Universidade dos Açores é uma competição académica para alunos de doutoramento, desenvolvida e patenteada pela Universidade de Queensland. O desafio consiste em comunicar, de forma clara e eficaz, a relevância e o impacto da tua investigação para um público não especializado, num tempo máximo de três minutos e com o apoio de apenas um diapositivo. Este formato promove a comunicação científica para um público não especializado, incentivando a criatividade e a capacidade de síntese dos participantes. Desta forma é possível promover a cultura científica e a interdisciplinaridade, proporcionando aos doutorandos a oportunidade de reconhecimento tanto no meio académico como fora dele, e fomentar o diálogo entre a ciência e a sociedade.


Penso que é sem dúvida um grande evento e uma oportunidade que todos os estudantes de doutoramento deveriam aproveitar pelo menos uma vez. De facto, a comunicação é uma parte importante da vida de um cientista, mas não deve limitar-se ao mundo académico. O público em geral (não científico) precisa de saber e compreender o que fazemos para apoiar os cientistas.

Sébastien Lhoumeau

Sébastien Lhoumeau durante a sua apresentação. [◉°] OKEANOS (cortesia)
Os finalistas da primeira edição 3MT UAçores. [◉°] OKEANOS (cortesia)

Nos 3 minutos da prova de Sébastien coube o presente e o futuro dos artrópodes nos Açores, tecnologias associadas a satélites e drones, as complexas interações que estabelecem entre si e com os habitats que os acolhe, os impactos do seu progressivo desaparecimento e um alerta: estamos numa “corrida com o tempo” para o proteger. Esta “brilhante performance” nas palavras de Artur Gil, Vice-Reitor para a Ciência, Inovação e Transferência de Conhecimento da Universidade dos Açores, exigiu muita dedicação e preparação.

[O concurso] requer muita preparação em termos de competências de comunicação para poder explicar conceitos complexos/complicados com que nós lidamos todos os dias (e mesmo à noite...) mas que são totalmente desconhecidos ou não compreendidos pelos outros. É muito importante testar, falhar, adaptar-se durante os ensaios ou atuações, porque a comunicação é algo que deve ser praticado mesmo quando se domina o assunto.

Sébastien Lhoumeau

[◉°] Sébastien Lhoumeau
[◉°] Sébastien Lhoumeau

Sébastien Lhoumeau é aluno do Doutoramento em Biologia (3CBIO) da Universidade dos Açores, coordenado pelo investigador CE3C António Onofre Soares. A sua orientação está a cargo de Paulo A. V. Borges, líder do grupo de investigação em Biodiversidade, Biogeografia & Conservação em Ilhas.

O concurso 3MT Universidade dos Açores contou ainda com o apoio do Okeanos - Instituto de Investigação em Ciências do Mar, Município da Horta, UrbHorta e Observatório do Mar dos Açores.

Related News

view all 10 s
Lançamento do projeto Barrocal-Cave marca novo capítulo na Conservação da Biodiversidade em Portugal

Projeto resultante Prémio Fundação Belmiro de Azevedo 2023 é coordenado pela investigadora CE3C Ana Sofia Reboleira.

06 May 2024

Coexistência entre pessoas e vida selvagem em áreas protegidas garante prémio nacional a Joana Gomes Pereira

Investigadora CE3C conquista 3º lugar no Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias 2024 com trabalho desenvolvido em Moçambique.

26 Jul 2024

Revista IBIS nomeia artigo de recém-doutorado do cE3c como um dos melhores do ano

Artigo de João Gameiro está entre os 11 melhores artigos de 2022 da IBIS - International Journal of Avian Science.

21 Feb 2023

João Pedro Barreiros agraciado com Comenda da Ordem do Mérito pela Presidência da República

Investigador CE3C distinguido pelo seu notável contributo ao conhecimento e preservação dos oceanos.

10 Jun 2024

View All News