Contacts Subscribe Newsletter
Os vencedores dos prémios da Semana Verde da UE de 2025.

O projeto Life Desert-Adapt ganhou um dos três prémios atribuídos durante a Semana Verde da UE de 2025, numa cerimónia que decorreu a 3 de junho em Bruxelas. O projeto juntou universidades, laboratórios e municípios de Portugal, Espanha e Itália e contou com a participação de investigadoras CE3C da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Life Desert-Adapt foi selecionado entre nove finalistas que se candidataram a categorias dos prémios promovidos pela Comissão Europeia para distinguir a ciência levada a cabo na área da ecologia e do ambiente. No caso de Life Desert-Adapt, a distinção, que tem como designação Life Award, foi atribuída na categoria que premeia as melhores ações na área do clima. 

A cerimónia de prémios distinguiu, na categoria de Proteção da Natureza e Biodiversidade, o projeto LIFE Lynx, pelo trabalho levado a cabo na preservação de Linces dos Alpes com a ajuda das comunidades locais. Na categoria de Economia Circular e Qualidade de Vida, o prémio foi entregue ao projeto Lifepopwat, pelo trabalho na remoção de químicos perigosos de água contaminadas. 

Como o nome sugere, o projeto Life Desert-Adapt teve por objetivo contrariar as tendências de desertificação e o desenvolvimento de técnicas de retenção de água, melhoria da qualidade dos solos em diferentes locais de Portugal, Espanha e Itália. O projeto decorreu de 2017 a 2023 e teve o contributo de Cristina Branquinho, Sílvia Carvalho, Alice Nunes, Helena Serrano, Adriana Príncipe, Melanie Kobel, Maria Alexandra Oliveira.

Related News

view all 11 s
Diogo Fernandes conquista competitiva bolsa de doutoramento da Fundação “la Caixa”

Investigação centra-se no desenvolvimento de uma nova estratégia de terapia genética para doença neuromuscular potencialmente fatal e atualmente incurável.

16 Jul 2024

Líquenes e Glaciares, Compostos Voláteis e Camarinhas: Estão Escolhidos os 3 Projetos Vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

Mariana Ramos, Júlio Laia e João Jacinto são os proponentes dos projetos eleitos pela comunidade CE3C na quarta edição da iniciativa.

11 Mar 2024

Sébastien Lhoumeau é o grande vencedor da primeira edição do concurso ‘3 Minutos de Tese’ na Universidade dos Açores

Doutorando no grupo de investigação em Biodiversidade, Biogeografia & Conservação em Ilhas do CE3C, levou ao palco do Teatro Faielense o seu estudo sobre as comunidades de artrópodes nas florestas açorianas

22 May 2025

Lançamento do projeto Barrocal-Cave marca novo capítulo na Conservação da Biodiversidade em Portugal

Projeto resultante Prémio Fundação Belmiro de Azevedo 2023 é coordenado pela investigadora CE3C Ana Sofia Reboleira.

06 May 2024

View All News