
O CE3C e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em parceria com o Turismo de Portugal, anunciam o lançamento das Rotas para a Sustentabilidade, uma das atividades centrais do projeto GrowLIFE, co-financiado pela União Europeia e coordenado pela investigadora Sara Magalhães. A primeira paragem da Rota terá lugar nos dias 30 e 31 de maio de 2025, nos municípios de São Pedro do Sul e Coimbra, reunindo atores locais, incluindo decisores políticos, técnicos municipais, produtores agrícolas, representantes de associações locais e organizações não-governamentais. As Rotas para a Sustentabilidade consistem em visitas a iniciativas que promovem práticas sustentáveis e cadeias curtas de abastecimento alimentar nestes municípios. Estas visitas têm como objetivo inspirar, partilhar aprendizagens e envolver os participantes em processos participativos que ajudem a identificar novas abordagens, estratégias e ideias para reforçar ou criar iniciativas alimentares sustentáveis.
Esta primeira atividade marca o início de um ciclo de visitas que se prolongará ao longo 2025, envolvendo 17 municípios de norte a sul do país. Cada rota será uma oportunidade para fortalecer redes de colaboração, valorizar o território e promover uma visão integrada para a transição dos sistemas alimentares em Portugal.
As Rotas para a Sustentabilidade 2025 resultam de mais de um ano de trabalho conjunto com atores locais dos municípios participantes. Estes esforços estabeleceram as bases para uma abordagem integrada e colaborativa na construção de um sistema alimentar mais sustentável e resiliente em Portugal.
Primeira paragem: 30 e 31 de maio em Coimbra e São Pedro do Sul
No dia 30 de maio, o município de Coimbra será palco de um conjunto de visitas a espaços que produzem e comercializam alimentos de forma sustentável, como a Loja da Agrária, a Quinta de Agricultura Biológica Dona Rosa e a Quinta Keep Fresh. A 31 de maio, serão realizadas visitas ao Mercado Municipal de São Pedro do Sul e à Aldeia Covas do Monte.
Para além das Rotas para a Sustentabilidade, o GrowLIFE desenvolve mais três atividades:
- Visitas Participativas: Visitas a produções agrícolas dirigidas a agricultores e que promovem a aprendizagem entre pares.
- Formação para Estudantes e Profissionais de Cozinha: Aulas focadas em práticas alimentares sustentáveis, dirigidas a estudantes das Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal e a chefs profissionais
- Dias Abertos de Produtores: Eventos que aproximam produtores, chefs e consumidores, promovendo produtos locais e fomentando o diálogo sobre a sustentabilidade dos sistemas alimentares.
Related News
view all 17 s
Reinventar a democracia com as pessoas nos 50 anos do 25 de Abril e no caminho para as eleições europeias
11 Apr 2024

Projeto Wild Forests, co-liderado por Luís Miguel Rosalino, lança vídeo centrado na compatibilização entre os mamíferos e a gestão de eucaliptais.
04 May 2023

O projeto visa enfrentar o aumento da população de siluro na Europa Ocidental, incluindo Portugal.
12 Dec 2022

Joana Jesus (ESFE), Beatriz Portinha (EG) e Marta Antunes (EE) irão apresentar os seus projetos no próximo Frontiers in E3.
17 Feb 2023