Contacts Subscribe Newsletter

A conversão de ecossistemas nativos em sistemas agrícolas, agroflorestais ou florestais é considerada uma grande ameaça à biodiversidade. Apesar de seus efeitos negativos, estas novas paisagens, como sejam os eucaliptais de produção, podem ainda albergar alguma vida selvagem que consegue adaptar-se às novas condições ecológicas destes sistemas. No entanto, os mecanismos e processos que permitem a essas populações subsistir nestes novos ambientes, que ocupam grandes extensões das paisagens, continuam grandemente desconhecidos.

Este é o ponto de partida do projeto WILD FORESTS, co-liderado pelo investigador cE3c Luís Miguel Rosalino, que procurou desvendar como os eucaliptais afetam a diversidade de animais – dos mamíferos em particular – e encontrar solução que permitam conciliar a gestão florestal com a preservação dos valores naturais nativos.

Com base na informação recolhida foi possível perceber que as plantações de eucalipto retêm uma comunidade de mamíferos pobre, fruto da diminuição quer de carnívoros, quer de pequenos mamíferos mais especialistas. Para minimizar o impacto das atividades florestais dos eucaliptais nos mamíferos, os resultados do projeto sugerem (1) a manutenção, numa mesma zona, de talhões em diferentes fases de exploração, para evitar que o corte das árvores em grandes áreas resulte em zonas extensas sem vegetação; (2) que as atividades silvícolas não sejam feitas nas primeiras horas da manhã e do fim do dia, altura em que espécies como corços e veados estão mais ativos, permitindo que os animais se distribuam naturalmente por toda a paisagem, reduzindo as interações negativas entre estas duas espécies; e (3) a inclusão de várias manchas de habitats nativos nas plantações, onde os animais se podem refugiar ou procurar comida.

Para melhor ilustrar todo o trabalho feito, o projeto WILD FORESTS conta com um vídeo agora divulgado para assinalar o seu término:

Related News

view all 18 s
CE3C e CIÊNCIAS lançam Cátedra pioneira dedicada à sustentabilidade de ecossistemas subterrâneos

A Cátedra é coordenada pela investigadora CE3C Ana Sofia Reboleira, especialista mundial em biodiversidade cavernícola que já descobriu dezenas de espécies novas para a ciência.

27 May 2025

Who said scientific research can’t be fun? – the Lisbon Democracy Lab

The European project INCITE-DEM, coordinated by CE3C's Inês Campos, is creating democracy labs in six countries, including Portugal.

16 May 2024

GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

Financiado ao abrigo do programa Horizon Europe, o projeto avança pela partilha de conhecimento e boas-práticas entre países.

21 Mar 2023

Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?

Projeto GRAVITY é apresentado esta quinta-feira e lança convite para que lisboetas se juntem a cientistas na descoberta da biodiversidade urbana.

14 Mar 2023

View All News