A necessidade de reflexão e transformação do sistema agrícola e alimentar é ampla e transversalmente reconhecida, sendo tópico frequente – e até determinante – nas várias agendas nacionais, europeias e mundiais.
O projeto GrowLIFE: An integrated approach to promote sustainable food systems via behavioral changes cross-fostering all parties involved nasceu neste contexto e visa promover um sistema alimentar mais sustentável a nível social, económico e ambiental, rumo a uma mudança sistemática de comportamento em produtores, consumidores e decisores políticos.
Coordenado pela investigadora cE3c Sara Magalhães, e envolvendo a equipa do projeto da Caravana AgroEcológica, o projeto dá os primeiros passos públicos esta semana com dois eventos na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, que servem de kick-off para as tarefas e mensagens que irá implementar e disseminar.
Além da equipa cE3c-Caravana AgroEcológica (FCiências.ID), o projeto conta ainda com o Turismo de Portugal na coordenação. Tem a duração de cinco anos e é co-financiado pelo Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE) da União Europeia (Projeto 101074425 — LIFE21-GIC-PT-GrowLIFE).
Conferência As Dimensões da Agroecologia: Ciência, Práticas Agrícolas e Movimento Social
22 de junho, quinta-feira, 17h30-19h00, entrada livre
O painel irá focar as suas intervenções nas diferentes dimensões da agroecologia e a sua importância para a sustentabilidade do sistema alimentar:
- Ciência: Professora Cristina Branquinho, Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
- Práticas Agrícolas: Anna Morera, Coordenadora da Área de Formação em Agricultura Orgânica e Regenerativa da ONG Deafal, Itália.
- Movimento Social: Professora Irene Cardoso da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil e ex-Presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), e Laura Tarrafa da Direção da Confederação Nacional de Agricultura (CNA).
- Políticas Públicas: Bea Gascó, consultora em políticas agroambientais e rurais de Valência, Espanha, e Professora Helena Freitas, da Universidade de Coimbra, coordenadora do Centro de Ecologia Funcional e Cátedra Unesco em Biodiversidade.
- Moderação por Vera Moutinho, jornalista do Público que tem focado o seu trabalho na sustentabilidade do sistema alimentar.
Dia Aberto de Produtores
23 de junho, sexta-feira, 14h00-18h00, entrada livre
Para que o sistema alimentar seja mais sustentável, temos de conhecer melhor os seus vários atores e refletir sobre como podemos participar no processo de mudança. Como consumidores que todos somos, podemos decidir que alimentos comprar e a quem. Comprar a produtores sustentáveis pode ajudar a transformar o sistema alimentar.
Neste Dia Aberto poderá conhecer produtores sustentáveis que vendem diretamente ao consumidor, experimentar pratos confecionados com produtos sustentáveis por Chefs e alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e conversar com todos sobre o papel de cada pessoa na transição do sistema alimentar.
Related News
view all 20 s
PróMEL reúne parceiros de Portugal, Moçambique e Argentina para gerar conhecimento sobre o mel, estimular a socioeconomia local e a conservação da biodiversidade.
02 Jul 2025
Novo projeto reúne uma equipa multidisciplinar liderada por Helena Trindade.
13 Dec 2022
Projeto 'Road networks' resultante das Ideias Exploratórias CHANGE alerta para os impactos profundos das estradas na biodiversidade e no funcionamento dos ecossistemas.
27 Apr 2025
Evento decorre na terça-feira, 18 de julho, pelas 17h30, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
11 Jul 2023