Contacts Subscribe Newsletter

As ilhas do Golfo da Guiné – São Tomé, Príncipe e Annobón –, ao largo da costa Atlântica de África, são verdadeiras pérolas de biodiversidade sobre a imensidão azul. As “Galápagos de África”, como já foram apelidadas, albergam uma diversidade incomparável de espécies de fauna e flora que encontram nestas ilhas o seu único refúgio em todo o mundo. É o caso de três espécies que ocorrem apenas na ilha de São Tomé: a begónia-gigante (Begonia baccata), a maior espécie de begónia do mundo; o pequeno e peculiar olho-branco-pequeno-de-São-Tomé (ou neto-de-olho-grosso; Zosterops feae); e a tartaruga mais ameaçada do Oceano Atlântico, a tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), conhecida localmente como tartaruga Sada, que nidifica nas praias da ilha.

Begónia-gigante. [◉°] Ricardo Lima
Olho-branco-pequeno-de-São-Tomé. [◉°] Ricardo Lima
Tartaruga-de-pente.

É este património natural único que a primeira edição do FoCo – Fórum para a Conservação da Biodiversidade do Golfo da Guiné quer destacar e dar a conhecer às comunidades e agentes locais, e ao público internacional, procurando o seu alinhamento e articulação para ações futuras.

Espero que este evento seja uma oportunidade para facilitar a comunicação entre os diferentes agentes envolvidos na preservação da biodiversidade única de São Tomé e Príncipe.

Ricardo Faustino de Lima

O FoCo teve como mote a publicação de duas obras: o “Livro Vermelho das Espécies de Plantas Endémicas de São Tomé e Príncipe” e “Biodiversidade das Ilhas Oceânicas do Golfo da Guiné: Ciência e Conservação”, co-editado pelo investigador CE3C Ricardo Faustino de Lima, também Vice-Presidente do Centro de Biodiversidade do Golfo da Guiné.


O livro “Biodiversidade das Ilhas Oceânicas do Golfo da Guiné: Ciência e Conservação” resulta da colaboração de um vasto conjunto de autores/as, entre os quais os/ investigadores/as CE3C César Garcia, Joana Hancock, Jorge Palmeirim, Ana Rainho, Cecília Sérgio, Filipa Coutinho Soares, Sólveig Thorsteindóttir, Martina Panisi e Artur Serrano. Pode encontrar e descarregar gratuitamente o livro na nossa área de recursos [aqui].

Da necessidade de aproximação e divulgação dos conteúdos contidos nestas obras – quer em termos de acessibilidade, quer de compreensão da sua mensagem e impacto – à população não-especializada, nasceu a oportunidade de se trabalhar o tema de forma mais atenta e profunda, procurando explorar a tríade ciência-conservação-comunidade. O programa, promovido através de um diálogo atento com vários atores e liderado pelos escritórios locais da associação BirdLife International, irá centrar-se na importância da ciência para a proteção dos recursos naturais e da biodiversidade como fator-chave não apenas para o financiamento e desenvolvimento sustentável do país, mas também como motor para a capacitação profissional e dinamização socioeconómica.

O FoCo – Fórum para a Conservação da Biodiversidade do Golfo da Guiné terá lugar entre os dias 19 e 22 de maio – Dia Internacional da Biodiversidade – no Palácio dos Congressos, na capital são-tomense. O CE3C integra a equipa organizadora, juntamente com o Ministério do Ambiente Juventude e Turismo Sustentável de São Tomé e Príncipe, Biopolis, Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, o Centro de Biodiversidade do Golfo da Guiné e as organizações não-governamentais de ambiente internacionais BirdLife International e Fauna & Flora.

Related News

view all 16 s
De onde vêm os papagaios-do-mar e porque têm aparecido na nossa costa?

As respostas num artigo das investigadoras cE3c Maria Peixe Dias e Mónica Silva.

16 Feb 2023

Parques eólicos marinhos em Portugal: quais os possíveis impactos nas aves?

A resposta a esta e outras questões no texto da investigadora cE3c Maria Dias.

28 Mar 2023

A (mega)fauna de ontem, hoje e amanhã

A opinião de João Pedro Barreiros, investigador cE3c no Grupo da Biodiversidade dos Açores, a propósito do Dia Internacional da Vida Selvagem

03 Mar 2023

Exposição de fotografia NaturGramPT é inaugurada no Centro Comercial de Alvalade

Iniciativa patente até 9 de março apresenta a visão dos jovens sobre a biodiversidade em Portugal.

24 Feb 2023

View All News