O livro “Um pouco por toda a parte: a ecologia no século XXI” reúne mais de 30 ensaístas – personalidades com amplo destaque no panorama nacional e até internacional – sob a visão e coordenação de Maria Amélia Martins-Loução e Rúben Oliveira. O projeto, que teve início e fim no período da pandemia de COVID-19, é agora apresentado publicamente na quarta-feira, 22 de fevereiro, pelas 18h30 na FNAC Chiado.
Desde a Antropologia à Tecnologia, são 25 as áreas do conhecimento interpretadas à luz da Ecologia, de um ponto de vista científico e técnico. O título (“Um pouco por toda a parte: a ecologia no século XXI”) remete precisamente para o estatuto holístico, quase omnipresente, que a Ecologia conquistou na atualidade, sendo largamente reconhecido o seu contributo para a construção do almejado desenvolvimento sustentável. Citando os autores, [a Ecologia, no século XXI, surge] “alimentada não só pelos novos desafios que a sociedade enfrenta, mas também pelo ímpeto de os resolver”.
Entre os vários “assaltos” que se lhe incorrem por via da sonoridade que a palavra suscita – a Ecologia surge talvez com demasiada frequência e facilidade em discursos mais ou menos informados, mais ou menos verdadeiros, “em discursos, preocupações e chavões mais ou menos alinhados com a ciência” –, são inúmeros os profissionais que convergem nos conceitos da Ecologia para a construção e reflexão da sua própria obra. Este livro procura ilustrar isso mesmo.
O lançamento na próxima semana contará com um momento de interação com 3 ensaístas da obra: Francisco Ferreira, investigador e Presidente da Associação Zero, responsável pela ligação entre a Ecologia e o Ambiente; Pedro Norton de Matos, economista fundador do GreenFest, autor do texto centrado no elo entre a Ecologia e a Economia; e Teresa Firmino, jornalista e editora da área Ciência e Ambiente do Público, que se dedicou às pontes entre a Ecologia e a Comunicação. A moderação ficará a cargo de Catarina Canelas, jornalista coordenadora da secção de ambiente da CNN Portugal.
Além de Maria Amélia Martins-Loução e Rúben Oliveira, também Margarida Santos-Reis e Fernando Catarino assinam ensaios na obra, enquanto antigos Presidentes da Sociedade Portuguesa de Ecologia.
Assim, é com um enorme gosto e satisfação que o cE3c se associa aos autores e à Sociedade Portuguesa de Ecologia no convite para o evento.
Related News
view all 13 sProjeto artístico da artista residente no cE3c é apresentado já este mês, prolongando-se pela Primavera e Verão de 2023.
09 May 2023
A opinião de João Pedro Barreiros, investigador cE3c no Grupo da Biodiversidade dos Açores, a propósito do Dia Internacional da Vida Selvagem
03 Mar 2023
A artista irá desenvolver o seu projeto Eternal Forest, centrado nos fenómenos culturais e esferas de atividade humana e não humana no contexto do tempo e da natureza.
06 Apr 2023
CE3C integra documentário centrado no património natural e cultural da Quinta do Marquês em Oeiras.
16 Jul 2024