Contacts Subscribe Newsletter
Fotografia: Público Azul

Maria Amélia Martins-Loução, investigadora cE3c no grupo dedicado à Ecologia Planta-Solo, foi esta semana reeleita Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO). É o 3º mandato consecutivo à frente dos destinos da entidade que procura assumir-se enquanto "espaço onde os ecólogos podem e devem interactuar, reforçando a ciência ecológica na sua interdisciplinaridade".

Com um trabalho amplamente reconhecimento e premiado na promoção da Ecologia enquanto ciência e dos ecólogos enquanto profissionais dedicados a esta área do saber, Maria Amélia Martins-Loução volta a liderar a Sociedade que tem conhecido particular crescimento e consolidação nos últimos anos, quer a nível científico, quer pela interação com público não-especializado.

A SPECO tem continuado a promover a organização de fóruns científicos como o anual Encontro Nacional de Ecologia ou o Encontro Europeu de Ecologia, acolhido em 2019 em parceria com a Federação Europeia de Ecologia (presidida pela investigadora cE3c Cristina Máguas); a lançar o Prémio de Doutoramento em Ecologia - vencedores 2017, 2018, 2019, 2022; e investir na divulgação na Rede LTER Portugal, cuja criação foi promovida pela ex-Presidente da SPECO e igualmente investigadora cE3c, Margarida Santos-Reis. Para público não-especializado, a celebração do Ecology Day (Dia da Ecologia) tem-se assumido como o pináculo da sua atividade nesta matéria, reunindo dezenas de atividades e centenas de participantes todos os anos. Em 2022, apresentou duas novas iniciativas: o projeto Pergunta a um Ecólogo, "uma ponte entre as escolas e os ecólogos, assente no espírito crítico, no estímulo à expressão escrita e na promoção de uma cidadania ambiental activa"; e o lançamento da obra Um Pouco Por Toda A Parte: A Ecologia no Século XXI comemorativa dos seus 25 anos.

Os novos corpos sociais da SPECO integram membros de várias unidades de investigação de Norte a Sul de Portugal, nomeadamente, cE3c, CESAM, CFE, MARE e MED. Do cE3c, além de Maria Amélia Martins-Loução, integram a Direcção Nacional, Cristina Máguas (Vice-Presidente), Helena Serrano (Tesoureira), Alice Nunes (Vogal co-coordenadora da Rede Portuguesa de Restauro Ecológico) e Rúben Oliveira (Vogal co-coordenador da Rede Portuguesa de Comunicação e Divulgação da Ecologia). Integram ainda a Mesa da Assembleia Geral Cristina Branquinho (Presidente) e Luís Miguel Rosalino (1º Secretário).

Votos do maior sucesso para este novo mandato e para a SPECO!

Related News

view all 25 s
Continuar a abater sobreiros não é sustentável

Continuar a abater sobreiros não é sustentável

30 Aug 2023

Cristina Branquinho participa em conjunto de medidas para as alterações climáticas na COP30

O documento produzido em Manaus contempla medidas de defesa da biodiversidade e aponta o dedo à injustiça que resulta do facto de as alterações climáticas, muitas vezes, se revelarem especialmente severas para as populações mais pobres ou vulneráveis.

29 Oct 2025

Investigadores CHANGE participam em conferência Internacional sobre Água, Energia, Alimentação e Sustentabilidade

Vários investigadores do CHANGE - Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade participaram na conferência ICOWEFS 2024 - International Conference on Water, Energy, Food and Sustainability - que decorreu em Portalegre entre 8 e 10 de maio.

23 May 2024

CHANGE no Encontro Ciência 2025

O Laboratório Associado CHANGE marcou presença ativa no Encontro Ciência 2025, de 9 a 11 de julho, no campus da Nova SBE, em Carcavelos.

14 Jul 2025

View All News