
No dia 12 de fevereiro, data que assinala os 216 anos do nascimento de Charles Darwin, foi publicado no jornal Público um artigo de opinião intitulado "A evolução no dia a dia – e a urgência de a ensinar no ensino básico", coassinado por vários investigadores e professores da área da Evolução em Portugal, incluindo Pedro Simões, investigador do grupo Local Adaptation in Drosophila do CE3C.
A Evolução é um conceito central da Biologia, essencial para compreender a diversidade da vida e os processos de adaptação a novas condições ambientais. No artigo, os autores defendem que a inclusão da Evolução nos currículos do ensino básico é fundamental para fortalecer a literacia científica e o pensamento crítico desde cedo, permitindo que crianças e jovens compreendam melhor o mundo que os rodeia. O texto sublinha ainda a relevância da Evolução para questões como a resistência aos antibióticos, a adaptação de espécies às alterações climáticas e a necessidade de uma abordagem educativa mais integrada.
O ensino mais precoce da Evolução permite não só uma compreensão mais profunda da Biologia e do seu impacto na sociedade, mas também reforça o pensamento crítico e promove a diversidade como um valor fundamental para sociedades mais sustentáveis.
Pedro Simões, CE3C
Pedro Simões destaca a pertinência desta discussão no contexto do Dia de Darwin:
Neste Dia de Darwin, 216 anos após o seu nascimento, é importante reforçar a importância da Evolução como conceito-chave para a compreensão da Biologia e do seu impacto em diversos aspetos fundamentais da sociedade, nomeadamente na interface com a saúde e na criação da biodiversidade do planeta.
No CE3C, Pedro Simões investiga processos evolutivos em tempo real, recorrendo à Drosophila como modelo para compreender a adaptação a variações térmicas. O seu trabalho centra-se nos impactos das alterações climáticas ao nível fenotípico e molecular, explorando os mecanismos genéticos e evolutivos subjacentes. Atualmente, colabora em redes internacionais, incluindo a European Thermal Fertility Network, que investiga o efeito da temperatura na fertilidade animal.
O artigo completo pode ser lido no site do jornal Público: A evolução no dia a dia – e a urgência de a ensinar no ensino básico
Related News
view all 16 s
A resposta a esta e outras questões no texto da investigadora cE3c Maria Dias.
28 Mar 2023

A artista irá desenvolver o seu projeto Eternal Forest, centrado nos fenómenos culturais e esferas de atividade humana e não humana no contexto do tempo e da natureza.
06 Apr 2023

CE3C integra documentário centrado no património natural e cultural da Quinta do Marquês em Oeiras.
16 Jul 2024

Projeto artístico da artista residente no cE3c é apresentado já este mês, prolongando-se pela Primavera e Verão de 2023.
09 May 2023