Contacts Subscribe Newsletter

A unicidade da biodiversidade de São Tomé e Príncipe (STP), é um dos principais atrativos deste arquipélago situado no Golfo da Guiné. A abundância de espécies endémicas de fauna e flora num território com tão pouca extensão, influenciou à apelidação destas ilhas de “Galápagos de África”.

Apesar das pressões e ameaças tanto globais como locais sobre a natureza de STP, exemplificadas pelo aumento
demográfico, desflorestação, gestão inadequada de recursos naturais, e alterações climáticas, existem impressionantes esforços de conservação da biodiversidade local por parte do Governo e parceiros.

De entre os objetivos estratégicos da BirdLife no país, destacam-se:

  • Incentivo à realização de estudos científicos, cujos resultados poderão contribuir para uma tomada de decisão acertada e baseada em evidências no que toca à conservação da biodiversidade local e desenvolvimento sustentável;
  • Desenvolvimento de capacidades de atores locais, incrementando as opções de profissionalização em diversas áreas da conservação ambiental; e,
  • Amplificação da comunicação sobre a natureza de STP, através de ações de sensibilização focadas na mudança de comportamento em relação à conservação ambiental.

Os livros “A Biodiversidade das Ilhas Oceânicas do Golfo da Guiné” e “Livro Vermelho das Espécies de Plantas Endémicas de STP” englobam um conjunto de informações sobre a fauna e flora terrestre e marinha do Golfo da Guiné, com foco em São Tomé e Príncipe.

O CE3C encontra-se representado na organização e painéis do evento pelo investigador Ricardo Faustino de Lima, co-autor do livro "A Biodiversidade das Ilhas Oceânicas do Golfo da Guiné". 

Estes livros, produzidos por dezenas de pesquisadores científicos nacionais e internacionais, reúnem informações imprescindíveis para a preservação de várias espécies da região, e contribuem para uma maior visibilidade da relíquia natural encontrada em São Tomé e Príncipe. Para amplificar o impacto que estes livros poderão ter no público nacional e internacional, a BirdLife, em parceria com um vasto conjunto de parceiros locais e internacionais, promoverá um evento de lançamento ao mais alto nível.

Espero que este evento seja uma oportunidade para facilitar a comunicação entre os diferentes agentes envolvidos na preservação da biodiversidade única de São Tomé e Príncipe.

Ricardo Faustino de Lima

Faça download do livro

O livro “A Biodiversidade das Ilhas Oceânicas do Golfo da Guiné” encontra-se disponível para download gratuito no nosso banco de recursos

Clique aqui para aceder

Além do CE3C a equipa organizadora conta com o envolvido do Ministério do Ambiente Juventude e Turismo Sustentável, BirdLife International, Centro de Biodiversidade do Golfo da Guiné (CBGG), Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, e Fauna & Flora.