
As soluções baseadas na natureza apresentam-se como soluções multifuncionais, sustentáveis e resilientes para a regeneração dos centros urbanos. Enquanto componentes da infraestrutura verde, as coberturas e fachadas verdes assumem destaque por permitirem a introdução de vegetação em elementos construídos, garantindo múltiplos benefícios para as pessoas e Natureza. Importa assim conhecer com crescente detalhe os seus contributos efetivos, nomeadamente para a biodiversidade das cidades, dado estar na base do funcionamento dos ecossistemas e dos serviços que prestam.
Foi este o propósito na génese do novo projeto GRAVITY, que conta com uma relevante participação do cE3c no estudo da biodiversidade que habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa. A tarefa, a cargo das investigadoras cE3c Patrícia Tiago e Ana Leal, será complementada por uma equipa tão grande quanto a motivação dos lisboetas, já que também eles se poderão envolver diretamente no estudo.
Patrícia Tiago revela que “no caso da biodiversidade, solicitar a ajuda dos cidadãos para registar as espécies de seres vivos presentes nas cidades é extremamente benéfico, pois aumenta o número de observadores que podem fornecer informações úteis aos cientistas, além de incentivar as pessoas a se relacionarem mais com a natureza e a conhecerem as espécies ao seu redor”.
Para tal, o projeto irá integrar a plataforma Biodiversity4All, que regista já mais de 1 milhão de registos em Portugal. Através dos dados recolhidos pelos participantes, será possível compreender o que estará a influenciar a biodiversidade urbana em diferentes locais – como as diferenças apresentadas pelos telhados e fachadas verdes, ou a proximidade a espaços verdes – e assim “contribuir para a existência de corredores verdes na cidade”, acrescenta a investigadora.
O projeto GRAVITY é coordenado pelo centro de investigação CERIS (Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability) do Instituto Superior Técnico, e conta uma equipa de investigação multidisciplinar, com experiência complementar na estimativa dos benefícios ambientais, económicos e sociais de telhados e fachadas verdes, na tecnologia e custos envolvidos, entre outros domínios.
Os resultados irão assegurar um considerável avanço no conhecimento da biodiversidade de telhados e paredes verdes, fundamental para uma ampla disseminação deste tipo de soluções verdes nos edifícios e nas cidades.
No workshop de lançamento, que decorrerá já esta quinta-feira, 16 de março entre as 17h00 e as 18h00 no Centro de Informação Urbana de Lisboa, localizado Picoas Plaza (programa à esquerda) os participantes terão a oportunidade de aprender sobre ciência cidadã, como se envolver no projeto GRAVITY e como funciona a plataforma BioDiversity4All.
Related News
view all 18 s
Joana Jesus (ESFE), Beatriz Portinha (EG) e Marta Antunes (EE) irão apresentar os seus projetos no próximo Frontiers in E3.
17 Feb 2023

O início de uma nova fase do projeto GrowLIFE com o lançamento das Rotas para a Sustentabilidade, uma iniciativa que visa fortalecer práticas alimentares sustentáveis e promover cadeias curtas de abastecimento em Portugal.
19 May 2025

Projeto PROVIDE é coordenado em Portugal pelo investigador cE3c Tiago Capela Lourenço.
09 Mar 2023

A Cátedra é coordenada pela investigadora CE3C Ana Sofia Reboleira, especialista mundial em biodiversidade cavernícola que já descobriu dezenas de espécies novas para a ciência.
27 May 2025