Contacts Subscribe Newsletter
Brock Bowles copresidente da conferência SER2025 em Denver a passar o testemunho a Alice Nunes, copresidente da próxima edição em Lisboa. Denver, Estados Unidos da América, Outubro 2025. [◉°] SER.

Lisboa recebe em setembro de 2027 a 12ª Conferência Mundial de Restauro Ecológico (World Conference on Ecological Restoration – SER2027), a maior e mais importante conferência do mundo dedicada à recuperação de ecossistemas. Pela primeira vez em Portugal, o evento reunirá mais de um milhar de participantes de todo o mundo, entre investigadores, decisores políticos, empresários, organizações não-governamentais e membros da sociedade civil. A candidatura nacional foi alavancada por um consórcio liderado pela investigadora CE3C Alice Nunes em representação da Universidade de Lisboa, Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO) e da delegação europeia da Sociedade para o Restauro Ecológico (SER-Europe).

Depois das cidades de Darwin, na Austrália (2023), e Denver, nos Estados Unidos da América (2025), a maior conferência do mundo dedicada à recuperação de ecossistemas degradados será acolhida na capital portuguesa. O anúncio foi feito precisamente em Denver, no início deste mês, perante uma vasta plateia com delegados de todo o mundo, tendo sido recebido com “visível entusiamo pela extensa plateia e contou desde logo com manifestações de apoio de diversas entidades internacionais de relevo, prenunciando o sucesso do encontro” como revela a investigadora Alice Nunes, responsável pela apresentação e pelo consórcio que construiu a ambiciosa e competitiva candidatura a nível mundial.

A escolha de Lisboa reflete não apenas a qualidade científica da candidatura, mas também o papel crescente de Portugal no domínio do restauro ecológico. O país distingue-se pela diversidade dos seus ecossistemas – dos montados e estepes do Alentejo às montanhas da Serra da Estrela, das zonas húmidas do Tejo, da Ria Formosa e da Ria de Aveiro às manchas de floresta Laurissilva dos Açores, passando por soluções inovadoras em meio urbano – onde decorrem projetos de referência para a recuperação de habitats, combate à desertificação, resiliência às alterações climáticas, restauro pós-incêndio e proteção de espécies ameaçadas.

A conferência irá além da componente científica, assumindo-se como um fórum global de encontro e partilha de experiências. Com o lema Restoration in Motion: From Land to Sea, Knowledge to Action, a SER2027 será um espaço de diálogo entre ciência e prática, unindo o conhecimento académico ao saber das comunidades locais, a visão das empresas à inovação tecnológica, e a sociedade civil aos decisores políticos, com vista a políticas públicas mais eficazes e robustas. O evento terá lugar em plena Década das Nações Unidas para o Restauro de Ecossistemas (2021-2030) e num momento em que a Lei Europeia de Restauro da Natureza e os esforços nacionais deverão começar a mostrar os seus primeiros resultados concretos.

Sendo o restauro dos ecossistemas tema central no combate às crises climática e da biodiversidade, sustentabilidade socioeconómica e na saúde e bem-estar das gerações atuais e futuras, a realização da conferência em Lisboa é da maior relevância e extremamente oportuna no contexto nacional e internacional. Contamos que a contemporaneidade e urgência do tema galvanize a comunidade científica, parceiros económicos, decisores políticos e sociedade nacionais em torno do Restauro da Natureza e dos Ecossistemas.

Alice Nunes

Alice Nunes é investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, coordenadora da Rede de Restauro Ecológico da SPECO, representante da Rede de Conhecimento para o Restauro da Natureza no Grupo de Trabalho dedicado ao desenvolvimento do Plano Nacional de Restauro, sob coordenação do Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e ainda Vice-Presidente da SER-Europe. A organização integra ainda as investigadoras Cristina Branquinho e Patricia Rodríguez-González, ambas da Universidade de Lisboa e goza já de vários apoios institucionais. Entre os quais o apoio internacional das delegações Africana, Iberoamericana e Caraíbas, e da Australásia da SER, e nacional do Ministério do Ambiente e Energia, Governo Regional dos Açores, ICNF e Câmara Municipal de Lisboa.

Com esta conquista, Lisboa prepara-se para se afirmar, em 2027, como palco mundial do restauro ecológico, reforçando o papel de Portugal na ciência, na cooperação internacional e na construção de um futuro melhor para todos.

Related News

view all 25 s
Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

14 Mar 2024

Cristina Branquinho participa em conjunto de medidas para as alterações climáticas na COP30

O documento produzido em Manaus contempla medidas de defesa da biodiversidade e aponta o dedo à injustiça que resulta do facto de as alterações climáticas, muitas vezes, se revelarem especialmente severas para as populações mais pobres ou vulneráveis.

29 Oct 2025

cE3c e Copenhagen Infrastructure Partners assinam protocolo pioneiro para estudar formas de mitigar o impacto da exploração eólica offshore na Figueira da Foz

Cooperação centra-se na ecologia e conservação dos ecossistemas dunares, e na coexistência com as aves marinhas.

30 Jun 2023

Sara Magalhães e Leonor Rodrigues são editoras convidadas da revista Evolutionary Applications em número dedicado à Evolução em Sistemas Agrícolas

O número especial centra-se em três áreas gerais de investigação: respostas fenotípicas e genéticas ao ambiente (incluindo aos pesticidas), controlo biológico e o papel dos micróbios.

08 Nov 2022

View All News