Contacts Subscribe Newsletter

O CE3C e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em parceria com o Turismo de Portugal, anunciam o lançamento das Rotas para a Sustentabilidade, uma das atividades centrais do projeto GrowLIFE, co-financiado pela União Europeia e coordenado pela investigadora Sara Magalhães. A primeira paragem da Rota terá lugar nos dias 30 e 31 de maio de 2025, nos municípios de São Pedro do Sul e Coimbra, reunindo atores locais, incluindo decisores políticos, técnicos municipais, produtores agrícolas, representantes de associações locais e organizações não-governamentais. As Rotas para a Sustentabilidade consistem em visitas a iniciativas que promovem práticas sustentáveis e cadeias curtas de abastecimento alimentar nestes municípios. Estas visitas têm como objetivo inspirar, partilhar aprendizagens e envolver os participantes em processos participativos que ajudem a identificar novas abordagens, estratégias e ideias para reforçar ou criar iniciativas alimentares sustentáveis.

Esta primeira atividade marca o início de um ciclo de visitas que se prolongará ao longo 2025, envolvendo 17 municípios de norte a sul do país. Cada rota será uma oportunidade para fortalecer redes de colaboração, valorizar o território e promover uma visão integrada para a transição dos sistemas alimentares em Portugal.

As Rotas para a Sustentabilidade 2025 resultam de mais de um ano de trabalho conjunto com atores locais dos municípios participantes. Estes esforços estabeleceram as bases para uma abordagem integrada e colaborativa na construção de um sistema alimentar mais sustentável e resiliente em Portugal.


Primeira paragem: 30 e 31 de maio em Coimbra e São Pedro do Sul

No dia 30 de maio, o município de Coimbra será palco de um conjunto de visitas a espaços que produzem e comercializam alimentos de forma sustentável, como a Loja da Agrária, a Quinta de Agricultura Biológica Dona Rosa e a Quinta Keep Fresh. A 31 de maio, serão realizadas visitas ao Mercado Municipal de São Pedro do Sul e à Aldeia Covas do Monte.


Para além das Rotas para a Sustentabilidade, o GrowLIFE desenvolve mais três atividades:

  • Visitas Participativas: Visitas a produções agrícolas dirigidas a agricultores e que promovem a aprendizagem entre pares.
  • Formação para Estudantes e Profissionais de Cozinha: Aulas focadas em práticas alimentares sustentáveis, dirigidas a estudantes das Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal e a chefs profissionais
  • Dias Abertos de Produtores: Eventos que aproximam produtores, chefs e consumidores, promovendo produtos locais e fomentando o diálogo sobre a sustentabilidade dos sistemas alimentares.

Related News

view all 20 s
Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?

Projeto GRAVITY é apresentado esta quinta-feira e lança convite para que lisboetas se juntem a cientistas na descoberta da biodiversidade urbana.

14 Mar 2023

Reinventar a democracia com as pessoas nos 50 anos do 25 de Abril e no caminho para as eleições europeias

Reinventar a democracia com as pessoas nos 50 anos do 25 de Abril e no caminho para as eleições europeias

11 Apr 2024

Investigadores alertam para os impactos das estradas nas redes ecológicas

Projeto 'Road networks' resultante das Ideias Exploratórias CHANGE alerta para os impactos profundos das estradas na biodiversidade e no funcionamento dos ecossistemas.

27 Apr 2025

Os hábitos alimentares das comunidades ribeirinhas da Amazónia estão a mudar: qual o significado?

Acesso e preferência dos jovens por alimentos ultraprocessados está a desafiar o quotidiano das comunidades, as suas tradições e perfil socioecológico.

03 Jul 2025

View All News